segunda-feira, 27 de julho de 2009

Virar página virando vida. Virando vida, vira página.

Pensei naquelas coisas que a gente não sabe não pensar. Pensei nas páginas que a gente não consegue virar. Sabe aquele flash de sorriso de alguém, que aparece repentino e desperta sensação-sem-nome em horas tão improváveis e impróprias quanto possivel for? Sabe aquele abraço que a gente lembra e sente doer porque não pode abraçar de novo? Pensei nas páginas que a gente não sabe virar.
Há coisas que não mais vivemos em ação de verbo, mas que a despeito disto, se fazem tão presentes enquanto marcas, que acabam por se fazer surgir no verbo lembrar, no verbo sentir. Há coisas que parecem carimbadas na gente, sabe? Pois bem, experiências deixam marcas mesmo. São as experiências que escrevem o livro da vida, como caneta deslizando no papel.
Mas em todo livro que se lê, tem-se que virar as páginas. Uma após outra. Tocar, ver, ler, sentir, se envolver, viver cada fragmento da história colocado ali. Até que...Até que o polegar e o indicador, deslizam a página fazendo surgir a seguinte. E aparece um novo tocar, um novo ver, um novo ler, sentir, se envolver e viver. E por aí vai.
Percebi que tem gente que as vezes não sabe como virar páginas. Toca. Vê. Lê. Sente. Envolve-se.Vive uma página.Então pára. Pára e sente. E lê de novo. E toca. E sente. E vê. E lê. E sente.
E a história? A história pára então.
Pára a história. Pára a vida. Pára a página. Para o tempo entretanto não há o que pare. Passa o tempo. Passa o vento na página. Passa o frio. Passa o calor na página que não passa.
Mas se não passa a página, a história pára. Mas o tempo passa, passa a vida.
Quantas histórias cabem no livro da vida da gente?
Tem final feliz? Tem outros tocares? Outros veres? Outros leres? Outros sentires? Tem?
Aquele abraço sentido na página de agora pode ser mais forte na próxima?
Os sorrisos da próxima página podem ser mais sinceros e não ficarem apenas nos flashes.
As risadas podem ser mais altas.
O chocolate pode ser mais gostoso?
A tarde chuvosa pode ter um bom filme em boa companhia.
A mesnsagem no celular pode ter outros caracteres?
O sonho pode ser realidade.
A saudade pode ser presença.
O sorriso pode ser presença.
Pode?
E como saber?
Vire a página...